Pesquisar
Geral
  Tempo de leitura: 4 min

Guia de biossegurança para tatuadores iniciantes

Postado 
20/12/2022
 às 
15:59

Guia de biossegurança para tatuadores iniciantes

Já pensou se existisse um guia com tudo que um tatuador iniciante precisa saber sobre biossegurança, do zero? Fica tranquilo, hoje vamos falar de biossegurança, tatuador iniciante!

Esse post é para todos os tatuadores iniciantes que tem receio de perguntar o básico. 

Parece que todo mundo já começa na profissão sabendo tudo sobre esses primeiros passos, mas não é bem assim!

Reutilização de materiais

Quando estamos falando sobre a saúde do cliente, a primeira coisa que você precisa saber é que reutilizar materiais pode ser a ponte para uma contaminação cruzada, onde você coloca em risco a saúde do seu cliente e a sua. Então:

  • Agulhas
  • Batoques
  • Biqueira
  • Cartucho 
  • Plástico filme
  • Pipeta 
  • Lâmina de barbear 
  • Materiais descartáveis

Devem ser trocados após cada sessão.

Ambiente ideal

É interessante para você e para seu cliente que tenha um local para higienização, ou uma pia com sabão e álcool no ambiente, isso vai passar mais segurança e higiene.

Lembrando sempre que estamos falando sobre saúde, então o básico do básico é sempre manter o seu ambiente de trabalho limpo e organizado, anota aí!

 Anvisa e materiais

Sabemos que o mercado da tattoo tem crescido cada dia mais e, com isso, vemos muitas variedades de materiais por aí. Mas é importante lembrar que materiais aprovados pela Anvisa passam por uma qualificação rigorosa do produto e garante a esterilização total do material, então sempre opte por esses materiais.

Ficha de anamnese 

A primeira coisa que você precisa saber sobre a ficha de anamnese é que ela é um registro onde contém as informações importantes sobre a saúde do seu cliente, e é usada na tattoo para dar segurança ao tatuador, até porque, estamos falando sobre a saúde e com saúde a gente não pode brincar!

Ter esse recurso pode prevenir você e o seu cliente de uma possível contaminação cruzada, por exemplo.

Quer saber como fazer uma ficha de anamnese do zero? Dá uma olhada nessa matéria do blog:https://home.inkacademy.com.br/blog/tatuador-iniciante/como-fazer-uma-ficha-de-anamnese/

Preparação da bancada 

Depois de preparar os materiais descartáveis, que devem ser abertos na frente do seu cliente, TUDO que não for descartável como:

  • Maca;
  • Bancada;
  • Máquinas;
  • Fonte;
  • Pedal;

Deve ser isolado com material de sua preferência, mas a maioria dos tatuadores costuma usar o famoso plástico filme.

E não esquece: Tudo que você tocar durante a sessão deve estar protegido!

Descarte de materiais

Se você acha certo jogar agulhas ou materiais cortantes dentro do lixo normal, você tá muito enganado!

Todos os materiais perfurocortantes que tiveram contato com o seu cliente, da lâmina de barbear até a agulha, devem ser descartados em uma caixa coletora própria para isso.

“Onde vou descartar a caixa?”

Você pode levar até o posto de saúde mais próximo ou contratar empresas especializadas nesse tipo de coleta, que recolhem os materiais para serem incinerados.

“E os líquidos que usei, o que faço com eles?”

O ideal é que você use um produto para solidificar os líquidos e depois descartá-los no lixo infectante, porque podem estar infectados com agentes biológicos.

Conclusão 

Esse é o básico que você tem que saber sobre biossegurança sendo um tatuador iniciante. Fique tranquilo que depois de um tempo fazendo essa rotina, temos certeza que você vai conseguir se lembrar de tudo sem esquentar a cabeça!

Tem alguma dúvida sobre biossegurança que não respondemos nesta matéria? 

Comenta a sua dúvida que a gente te ajuda!

Autor (a):