Pesquisar
Geral
  6 minutos de leitura

Ressignificando o luto a partir da tatuagem

Postado 
25/08/2022
 às 
12:23

Ressignificando o luto a partir da tatuagem

Fazer tatuagens como forma de ressignificar o luto é uma das formas mais comuns de expressar sentimentos através da arte. Vem com a gente!

Em algum momento, você já se deparou com um cliente que veio com uma história querendo fazer uma homenagem a um ente querido, um amigo, um animalzinho, entre outros, que partiu cedo demais ou que deixou muitas saudades em quem ficou?

Hoje, nós queremos falar sobre a ligação entre a tatuagem e o luto. Bora?

Onde a tattoo entra nesse processo?

A gente sabe bem que perder algo ou alguém que amamos é um processo doloroso, é como se a gente perdesse um pedacinho de nós mesmos, né? Mas onde a tattoo vai entrar nisso?

Ela entra no processo de tentar reformular um sentimento novo, uma dor nunca experimentada, para tentar encontrar um rumo que faça sentido após a perda. É uma maneira única e sensível de acrescentar novos sentidos ao rito do luto. 

Fazer uma tatuagem em forma de memorial na própria pele foi uma das formas que as pessoas encontraram para externar os sentimentos à flor da pele e ressignificar o acontecimento.

Esses traços, que serão marcados eternamente na pele são capazes de eternizar uma pessoa querida de uma nova forma; preencher, mesmo que um pouco, o vazio que ficou e até deixar a pessoa que partiu mais pertinho, muitas vezes até no seu campo de visão.

Além de tudo isso…

A dor na hora de fazer a tatuagem pode se tornar algo simbólico: é como se, finalmente, todo o sofrimento fosse eternizado na hora.

Tudo o queremos é encontrar um jeito de fazer com que essas presenças sejam para sempre vivas na memória, nos nossos costumes, no nosso dia a dia. É sobre, sim, seguir em frente, mas com a pessoa, não deixando ela no passado. É esse sentimento que nos convida a encontrar formas de dar sentido ao que estamos vivendo e buscarmos ações que possam nos ajudar a organizar a perda dentro de nós.

E você, tatuador, saiba que se foi escolhido para realizar uma homenagem tão importante assim, ficará para sempre na memória desse cliente.

A tatuagem vai além de uma tinta, uma agulha e uma máquina: ela conta histórias, ela salva vidas, ela ressignifica e muda a vida de muitas pessoas!

Você já fez alguma tattoo para homenagear alguém que já partiu? Deixe aqui nos comentários a sua história!

E, não se esqueçam de conferir os outros conteúdos já publicados aqui no blog, hein? Eles estão sensacionais!

Aproveite também para seguir o Instagram da Ink Academy! Lá rola conteúdos fora da caixinha todos os dias!

Autor (a):